/// oficinas

CIDADE: ATUAÇÃO E PERFORMANCE

com Roberto Audio (SP)

 

dias 28, 29, 30 e 31/08 das 19h às 22h

20 vagas

@ SESC Itajaí

O ator e diretor Roberto Audio oferece oficina de criação focada no trabalho de criação do ator/performer e suas pesquisas de ocupação do espaço cênico e do espaço não convencional.  A partir de diferentes abordagens para discutir e repensar a relação do artista com seu corpo/cidade, a oficina desenvolverá dinâmicas individuais e coletivas utilizando-se de variadas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de ensaio. A oficina parte do depoimento pessoal do participante e suas variadas relações com a cidade. Para a criação do material dramatúrgico e desenvolvimento de espaços de exploração da cena, serão aplicados jogos de interação e fusão, aproximação e distanciamento, técnicas vocais, treinamento corporal, estudo do movimento, improvisações e exercícios de escrita.

MÉTODO SUZUKI PARA ATORES

com Janaína Matter (Curitiba)

dias 11, 12, 13 e 14/09 das 18h às 22h

20 vagas

@ Itajaí Criativa Residência Artística

O Método Suzuki para Atores foi desenvolvido pelo renomado diretor de teatro japonês Tadashi Suzuki. Fundador da SCOT Company com sede em Toga, Japão e co-fundador da SITI Comany de NY com a diretora Anne Bogart. A essência da técnica busca a restauração da integridade do corpo para o contexto teatral e a descoberta de capacidades expressivas inatas do ator. O treinamento visa a enfatizar a potência emocional e física do performer com exercícios físicos intensos que focam a atenção na parte inferior do corpo. Um treinamento com disciplina física desenhado a partir de referências diversas como o ballet, teatro tradicional japonês e grego e artes marciais, que busca iluminar o poder físico e emocional e o comprometimento com cada momento em cena.  São trabalhados elementos como a energia, concentração, equilíbrio, respiração, precisão, palavra e foco.

PRÁTICAS DO REAL NA CRIAÇÃO DO ATOR

com Renato Turnes (Florianópolis)

 

dias 25, 26, 27 e 28/09 das 19h às 22h

20 vagas

@ SESC Itajaí

 

Esta é uma oficina voltada ao aperfeiçoamento do trabalho de artistas da cena interessados em investigar procedimentos de criação a partir de estímulos documentais: memórias, depoimentos, entrevistas, documentos impressos e elementos afetivos de lembrança (fotos, músicas, roupas e objetos). O trabalho é construído a partir de uma proposta de metodologia criada pelo ator e diretor Renato Turnes a partir da experimentação de procedimentos documentais em diversos espetáculos, performances e filmes documentários que dirigiu ao longo dos últimos 10 anos. É um trabalho intensivo de criação de ações que introduz o performer à prática da investigação documental como disparadora de processos criativos. O objetivo é a construção de performances que partem da pesquisa sobre a memória e se traduzem em atuações criativas e comprometidas, a partir do forte vínculo entre os artistas e seu material investigativo.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
    Karma Cia. de Teatro, Itajaí, SC, Brasil - karmaciadeteatro@gmail.com| +55 47 997178114 |+55 47 999209593